NOSSAS REDES SOCIAS

Política

Em continuidade à agenda externa, Lula deve ir a Paris e ao Vaticano nas próximas semanas

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe farão duas novas viagens internacionais nas próximas semanas, à França e ao Vaticano. O petista deve participar de um encontro que discutirá medidas de financiamento para ações climáticas, em Paris.

A “Cúpula por um novo pacto financeiro mundial” acontecerá nos 22 e 23 de junho e foi proposta pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Neste sábado, Macron publicou em uma rede social sobre a visita de Lula

No ano passado, na condição de presidente eleito, Lula participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito, e propôs uma “nova governança global” sobre temas como proteção do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e ajuda aos países mais pobres.

“Juntos, trabalharemos contra a destruição de nossas florestas, buscando mecanismos de financiamento sustentável, para deter o avanço do aquecimento global”, disse Lula na ocasião.

O presidente também tem cobrado dos países ricos que cumpram o Acordo de Paris, assinado em 2015. Na ocasião, os países se comprometeram a mobilizar US$ 100 bilhões anualmente para enfrentar as mudanças climáticas.

Além da participação da na cúpula, Lula deve se reunir com Emmanuel Macron. Os dois são aliados políticos e já se encontraram em outras ocasiões.

Encontro com o Papa

A expectativa entre integrantes da diplomacia brasileira é que Lula aproveite a viagem a Paris para também ir a Roma (Itália) e se encontrar com o Papa Francisco no Vaticano.

A reunião ainda não está confirmada oficialmente, depende, por exemplo, da agenda de Francisco. Lula e o Papa se falaram por telefone no dia (31). Segundo o Palácio do Planalto, na conversa, Lula convidou Francisco a visitar o Brasil, e o líder da Igreja Católica “ficou de analisar a possibilidade da visita”.

Continue lendo

MAIS LIDAS